Street View chega a Portugal

Lisboa e Porto foram as primeiras cidades a serem brindadas com o Street View da Google. Depois de reclamarem para Portugal o serviço que há muito já contempla cidades como Nova Iorque e Londres, os portugueses podem agora visualizar e navegar, no Google Maps, por uma galeria de imagens a 360º, que nasce de uma série de fotografias tiradas ao nível da rua. Na prática isto significa que após uma pesquisa por uma qualquer rua, localizada nestas duas cidades, os utilizadores poderão ver imagens reais dessa rua, como se estivessem a andar na mesma (podem subir, descer, virar à esquerda, direita e ver o que a rodeia). Ou seja, o sistema permite não só a identificação melhorada de determinados pontos, como também o planeamento de viagens, a organização de pontos de encontro ou a simples exploração da cidade ou zona para a conhecerem melhor.

O novo serviço permite aplicações em diversas áreas, como turismo, educação e imobiliário. Segundo a Google Portugal, a expectativa é de que as empresas adoptem o Street View nos seus sites (algo que é gratuitos e que implica apenas a cópia da hiperligação.

O objectivo da Google é estabelecer parcerias com todas as empresas interessadas em partilhar conteúdos. A Mais Turismo foi a primeira a entrar para a lista de parceiros com o desenvolvimento de uma aplicação com os principais pontos de interesse turístico. A lista contém vários monumentos e pontos de interesse que podem ser visualizados em 360º e que vêm acompanhados de uma breve descrição.

O lançamento do Street View veio inevitavelmente acompanhado por uma série de questões associadas à privacidade das pessoas. Questionada sobre possíveis problemas e queixas a Google garantiu que a cara das pessoas captadas nas imagens são desfocadas bem como as matrículas dos automóveis, ainda assim, em caso de queixa existe um formulário online que pode ser preenchido pelo queixoso e que depois será avaliado pela Google. Se necessário a pessoa na imagem pode ser apagada.

Com este lançamento, Portugal torna-se o 12º país do mundo com cidades disponíveis através do Street View do Google Maps.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.