AMD tem CPUs com processador gráfico integrado

A principal concorrente da Intel, a AMD, já começou a distribuir CPUs com processador gráfico integrado pelos parceiros, ou seja, fabricantes de computadores.

AMD tem CPUs
 com processador gráfico integrado

Os primeiros processadores da AMD com GPU (Graphics Processing Unit) integrado têm o nome de código LIano e Ontario. São, na realidade, os primeiros chips da AMD a resultarem da arquitectura Fusion, que pretende integrar tecnologia AMD e ATI.
Segundo o site Xbitlabs, a AMD começou a enviar processadores de teste da série LIano para os seus principais parceiros. Estes CPUs destinam-se a portáteis, o principal mercado dos CPUs com GPU integrado, já que estas soluções tendem a poupar energia e levam à diminuição do número de componentes dos computadores.
Os LIano incluem quatro núcleos de processamento (quad core), com um consumo energético de 2,5 a 25 watts e foram desenhados para ultrapassar os 3 GHz de frequência. A AMD promete que estes processadores vão apresentar uma elevada eficiência energética graças à mudança dinâmica das frequências e da utilização dos vários núcleos em função das necessidades.
O processador gráfico integrado pertence à família Radeon HD 5000, o que significa que tem suporte integral para o DirectX 11.
Apesar de já estarem disponíveis para os parceiros, os LIano só vão entrar em produção em série lá para o final de 2010.
A AMD está também a trabalhar numa outra linha de processadores Fusion, com o nome de código Ontario. São soluções dual core de baixo consumo energético para o mercado dos computadores muito compactos (tablets, por exemplo).
Recorde-se que a Intel já comercializa processadores com GPU integrado, os Core i3/i5 e algumas versões do i7 para portáteis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.