Para que você consiga rentabilizar o valor que se propôs gastar por mês em anúncios do Google Adwords, em primeiro lugar terá que conhecer o funcionamento do adwords e os factores que o Google considera importantes no momento de definir quais os anúncios que serão exibidos, as posições dos anúncios e os valores a pagar caso alguém clique nos anúncios.
Por exemplo se você definiu que iria gastar 50€ por mês no adwords, o objectivo é que esses 50€ se traduzam no maior número de cliques possível, ou seja visitantes / clientes para o seu site. Nunca se sabe qual dos cliques é que irá originar uma venda ou uma lead, e por isso quantos mais cliques conseguir com o mesmo orçamento melhor é para si e para o seu negócio.
Sendo assim, há 2 factores fundamentais que determinam quanto você irá gastar e quantos cliques irá conseguir:
1. Preço máximo que está disposto a pagar por clique
2. CTR (click through rate) dos seus anúncios
É a conjugação destas duas variáveis que vai determinar as posições dos anúncios e os valores a pagar por clique.O que é o CTR?
O CTR (click through rate) mede o nº de cliques num anúncio por X impressões desse mesmo anúncio. Impressões é o nº de vezes que o anúncio é mostrado aos internautas. Por exemplo se um anúncio é mostrado 100 vezes e clicado 2 vezes, então o seu CTR será 0,02 ou 2%. Quer isto dizer que por cada 100 vezes que o anúncio é mostrado duas pessoas vão clicar no anúncio.
Do ponto de vista do google quanto maior for o CTR melhor, porque maiores taxas de CTR significam mais cliques e melhor rentabilização da própria rede de anúncios adwords. Do ponto de vista dos anunciantes, quanto maior o CTR melhor é também porque assim vão pagar menos pelos cliques.
Um exemplo: Se o seu CTR for o dobro do CTR dos seus concorrentes (lembre-se que o adwords funciona como se fosse um leilão instântaneo) isto quer dizer que você apenas terá que pagar cerca de metade do valor máximo que os seus concorrentes estão dispostos a pagar. Imaginemos que o seu CTR é de 10% e que você está disposto a pagar 21 cêntimos por clique e que um concorrente seu tem CTR 5% e que está disposto a pagar 40 cêntimos por clique. De um forma simplista e multiplicando os factores poderemos dizer que o seu valor seria 2,1 e o do seu concorrente 2. Conclusão: Você iria ganhar o leilão ao seu concorrente pagando cerca de metade do valor do seu concorrente.
Mas então como poderá rentabilizar ao máximo o seu orçamento do adwords?
O segredo está em aumentar o CTR das suas campanhas.
Muitas pessoas comentem o erro de escolher um grande número de palavras-chave (e algumas delas fora do contexto do negócio) que depois praticamente não geram cliques e com isso têm CTR muito baixos. Além disso, se as palavras estiverem fora do contexto do seu negócio, você irá gastar dinheiro em cliques para nada, porque depois as pessoas abandonam o seu site de imediato porque não era exactamente aquilo que estavam à procura.
O que você deve fazer é:
- Escolher um número restrito de palavras-chave directamente ligadas ao seu negócio.
- Redigir anúncios o mais focados e objectivos possível.
- Definir o seu público-alvo e dirigir os seus anúncios apenas para esse público.
- Colocar 3 ou 4 anúncios diferentes para começar.
Depois de implementada a campanha, seguindo as dicas mencionadas, você deve fazer o acompanhamento da mesma, ou seja, verificar quais as palavras-chave e anúncios que têm CTR mais baixos e alterá-los, ou em último caso eliminá-los. Trata-se de uma estratégia de tentativa e erro.Se for persistente e testar várias palavras-chave e vários anúncios, ao fim de algum tempo ficará apenas com as melhores palavras-chave e os melhores anúncios, ou seja aqueles que conferem maiores taxas de CTR.
Fazendo isto você estará à frente de grande parte da sua concorrência e irá conseguir melhores resultados com menos dinheiro. E este é o “segredo” que muitos anunciantes ainda ignoram!
Se costuma anunciar no google adwords resta-me desejar-lhe que siga estas dicas de forma a rentabilizar o seu orçamento e assim conseguir melhores resultados e mais sucesso para o seu negócio.
Se ainda não é anunciante e quer começar a anunciar no adwords recomendo que leia o artigo “Adwords - Como começar a anunciar com o Google Adwords“.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.