Construa um servidor próprio com uma máquina antiga

Dê uma nova utilidade a um computador desactualizado utilizando-o para partilhar ficheiros, impressoras e outros recursos na rede  
 

Não consegue encontrar uma utilidade para aquele portátil ou computador de secretária que está arrumado a um canto no seu escritório? Então porque não atribuir-lhe um papel na sua rede doméstica? Neste projecto, vamos mostrar-lhe como transformar o seu PC num servidor para o resto da rede, de modo a poder partilhar recursos sem ter de se assegurar de que as restantes máquinas estão ligadas. Vamos mostrar-lhe também como configurá-lo para aceder ao mesmo através da Internet, de forma a estar sempre disponível a partir de qualquer parte do mundo.

Do que precisa
Na verdade, a única coisa que é realmente necessária é o computador antigo – vamos ensinar o leitor a usá-lo sem precisar de usar um rato, teclado ou monitor próprios – e uma cópia do Windows para instalar no PC. Neste artigo, vamos usar o Windows XP, mas se quiser recorrer ao Windows 98, consulte o tutorial em inglês disponível em http://tinyurl.com/db2qj2. Para simplificar o processo, terá de ligar ao PC que vai servir de servidor um monitor, um rato e um teclado. Se não tiver estes componentes em duplicado e não quiser gastar tempo a fazer as ligações, considere a hipótese de adquirir um switch KVM, que lhe permite partilhar estes componentes com apenas o virar de um botão. Estão disponíveis versões USB e PS2 – certifique-se de que compra uma que funcione em ambos os computadores.


Vai precisar de configurar a Zonealarm para que a firewall reconheça a sua rede como uma rede fiável
As especificações do servidor não são essenciais no que concerne à partilha de ficheiros e de impressoras. Tem obviamente de contar com uma ligação à rede (um cabo que o liga directamente ao router é o ideal) e é preciso que consiga executar sem problemas o sistema operativo que decidir lá instalar. Se quiser partilhar muita informação, convém instalar um disco rígido com uma capacidade de armazenamento generosa, muito embora possa ligar uma drive externa USB, como alternativa.

Os primeiros passos
Antes de mais, vamos instalar o sistema operativo, pelo que deverá fazer uma cópia de segurança dos ficheiros que quer guardar. Depois, descarregue e guarde todos os controladores de que vai precisar (especialmente da placa gráfica e da placa de rede) e reinstale o Windows. Quando estiver a criar partições no seu disco rígido, siga a primeira caixa passo a passo, de forma a tirar o máximo partido do espaço disponível.

Depois de concluída a instalação do sistema operativo, execute os drivers e depois instale o Service Pack 3, se necessário (pode encontrá-lo em http://tinyurl.com/xpsp3full). Conclua procurando actualizações no Windows Update.

Agora, prepare o seu servidor de ficheiros para o acesso a partir da rede. Inicie o assistente de criação de rede (Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Comunicações, Assistente de ligações de rede). Siga o assistente. O seu servidor liga-se através de um gateway, por isso, defina o mesmo grupo de trabalho que o resto da sua rede e assegure-se de que a partilha de ficheiros e de impressoras está ligada.

Uma vez concluído este processo, vai precisar de atribuir ao seu servidor um endereço estático próprio – a segunda caixa passo a passo ensina a fazê-lo. Veja agora se o seu servidor é visível em todos os computadores da rede. Por fim, instale software antivírus e uma firewall para garantir uma camada extra de segurança – há muitas opções gratuitas, mas recomendamos o AVG Free (http://free.grisoft.com) e a Zonealarm free (www.zonealarm.com).

Depois de instalar estas aplicações e de reiniciar a máquina, a Zonealarm irá facultar-lhe uma caixa de diálogo que lhe indica que não é preciso fazer mais nada – não é verdade. Escolha Firewall do menu do lado esquerdo e clique em Zones. Seleccione a sua ligação de rede, escolha Trusted, seguido de Apply.

Repare que a Zonealarm lhe pede indicações sempre que tenta usar um programa através da rede no seu servidor. Lembre-se disto, particularmente depois de instalar o TeamViewer, altura em que a firewall lhe vai fazer muitas perguntas. Deve aceitar todos os pedidos de ligação.


Conclusão do projecto
O seu servidor está agora instalado. Abra O Meu Computador, clique com o botão direito na partição de dados e seleccione Formatar. Crie as pastas que quer partilhar na partição – ficarão disponíveis a todos os restantes computadores na rede. Para partilhar impressoras, veja o texto que escrevemos para o efeito.

Agora só falta configurar o seu servidor para que este funcione sem o teclado, o rato e o monitor. Pode ver como proceder na última caixa passo a passo que colocámos neste artigo, que explica como aceder ao servidor para fazer manutenção ou para aceder à máquina através da Internet.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.