Não consegue encontrar uma utilidade para aquele portátil ou computador de secretária que está arrumado a um canto no seu escritório? Então porque não atribuir-lhe um papel na sua rede doméstica? Neste projecto, vamos mostrar-lhe como transformar o seu PC num servidor para o resto da rede, de modo a poder partilhar recursos sem ter de se assegurar de que as restantes máquinas estão ligadas. Vamos mostrar-lhe também como configurá-lo para aceder ao mesmo através da Internet, de forma a estar sempre disponível a partir de qualquer parte do mundo.
Do que precisa
Na verdade, a única coisa que é realmente necessária é o computador antigo – vamos ensinar o leitor a usá-lo sem precisar de usar um rato, teclado ou monitor próprios – e uma cópia do Windows para instalar no PC. Neste artigo, vamos usar o Windows XP, mas se quiser recorrer ao Windows 98, consulte o tutorial em inglês disponível em http://tinyurl.com/db2qj2. Para simplificar o processo, terá de ligar ao PC que vai servir de servidor um monitor, um rato e um teclado. Se não tiver estes componentes em duplicado e não quiser gastar tempo a fazer as ligações, considere a hipótese de adquirir um switch KVM, que lhe permite partilhar estes componentes com apenas o virar de um botão. Estão disponíveis versões USB e PS2 – certifique-se de que compra uma que funcione em ambos os computadores.
|
Os primeiros passos
Antes de mais, vamos instalar o sistema operativo, pelo que deverá fazer uma cópia de segurança dos ficheiros que quer guardar. Depois, descarregue e guarde todos os controladores de que vai precisar (especialmente da placa gráfica e da placa de rede) e reinstale o Windows. Quando estiver a criar partições no seu disco rígido, siga a primeira caixa passo a passo, de forma a tirar o máximo partido do espaço disponível.
Depois de concluída a instalação do sistema operativo, execute os drivers e depois instale o Service Pack 3, se necessário (pode encontrá-lo em http://tinyurl.com/xpsp3full). Conclua procurando actualizações no Windows Update.
Agora, prepare o seu servidor de ficheiros para o acesso a partir da rede. Inicie o assistente de criação de rede (Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Comunicações, Assistente de ligações de rede). Siga o assistente. O seu servidor liga-se através de um gateway, por isso, defina o mesmo grupo de trabalho que o resto da sua rede e assegure-se de que a partilha de ficheiros e de impressoras está ligada.
Uma vez concluído este processo, vai precisar de atribuir ao seu servidor um endereço estático próprio – a segunda caixa passo a passo ensina a fazê-lo. Veja agora se o seu servidor é visível em todos os computadores da rede. Por fim, instale software antivírus e uma firewall para garantir uma camada extra de segurança – há muitas opções gratuitas, mas recomendamos o AVG Free (http://free.grisoft.com) e a Zonealarm free (www.zonealarm.com).
Depois de instalar estas aplicações e de reiniciar a máquina, a Zonealarm irá facultar-lhe uma caixa de diálogo que lhe indica que não é preciso fazer mais nada – não é verdade. Escolha Firewall do menu do lado esquerdo e clique em Zones. Seleccione a sua ligação de rede, escolha Trusted, seguido de Apply.
Repare que a Zonealarm lhe pede indicações sempre que tenta usar um programa através da rede no seu servidor. Lembre-se disto, particularmente depois de instalar o TeamViewer, altura em que a firewall lhe vai fazer muitas perguntas. Deve aceitar todos os pedidos de ligação.
Conclusão do projecto
O seu servidor está agora instalado. Abra O Meu Computador, clique com o botão direito na partição de dados e seleccione Formatar. Crie as pastas que quer partilhar na partição – ficarão disponíveis a todos os restantes computadores na rede. Para partilhar impressoras, veja o texto que escrevemos para o efeito.
Agora só falta configurar o seu servidor para que este funcione sem o teclado, o rato e o monitor. Pode ver como proceder na última caixa passo a passo que colocámos neste artigo, que explica como aceder ao servidor para fazer manutenção ou para aceder à máquina através da Internet.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.