Domínios da Net à beira da revolução

Se o plano do ICANN for aprovado na primeira ronda, vai ser possível registar endereços e domínios na Internet em arábico, cirílico ou outros alfabetos a partir de 16 de Novembro.

A Net vai mudar, promete Beckstrom
A Net vai mudar, promete Beckstrom
No dia 30 de Outubro, a equipa que lidera o ICANN vai decidir se arranca aquela que já é considerada a maior transformação da Internet nos 40 anos que já leva de história.
Desde a aprovação de uma primeira proposta apresentada em 2008, que a introdução de novos domínios e o alargamento a outros alfabetos têm vindo a ser testados. Actualmente, a equipa que dirige o ICANN (de Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) está reunida em Seul, Coreia do Sul, para analisar a introdução de novas regras nos domínios de topo da Internet.
Se forem aprovadas nesta primeira conferência, as novas regras vão permitir "reservar", a partir de 16 de Novembro, endereços em vários alfabetos que não apenas o romano hoje usado na Net.
Ainda assim, apenas a meados de 2010, os endereços reservados nesta primeira vaga deverão ficar activos, informa a BBC.
Na abertura da Conferência do ICANN, Rod Beckstrom, presidente da entidade que gere os domínios de topo da Web, lembrou que "dos actuais 1,6 mil milhões de utilizadores da Internet, mais de metade usa idiomas que têm formas de escrita que não baseadas no Latim".
Beckstrom acrescentou ainda que a mudança é necessária, uma vez que, no futuro, a percentagem de utilizadores que escreve noutros alfabetos que não o Latim deverá aumentar.
A solução técnica testada nos últimos dois anos prevê a tradução dos caracteres de vários alfabetos em linguagem numérica que é interpretada pelos computadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.