Utilização do Windows 7 e interface Aero

Dois dias depois do lançamento do Windows 7, saiba um pouco mais sobre a utilização do sistema operativo e sobre a nova interface Aero.

Utilização do Windows 7 e interface Aero
É mais fácil utilizar o Windows 7 do que o Vista?
Mais fácil e mais apelativo visualmente. A interface Aero tem novas funcionalidades que ajudam bastante no trabalho do dia-a-dia. São pequenos "truques" que ajudam em muito a tornar o trabalho mais fluído.
Outro exemplo, criar uma nova pasta no Windows implica fazer dois cliques. No 7, existe um botão de Nova pasta directamente na janela do Explorador do Windows.
E mais um, de dezenas de outros exemplos que poderíamos dar: pode mudar a resolução do ecrã com apenas dois cliques no rato. Tente fazer isso no Vista.
A relação com o hardware também está muito melhor. O menu Dispositivos e Impressoras, por exemplo, permite aceder a uma lista de todo os periféricos ligados ao computador. O menu está muito bem desenhado, com ícones apelativos, e com um simples clique de botão podemos interagir com determinado equipamento. Esta lógica de apresentar menus redesenhados e conseguir fazer com um clique, aquilo que no Vista tinha de ser fazer em dois ou três, é a prova do esforço que a Microsoft fez para facilitar a vida aos utilizadores do Windows 7.

As novas funcionalidades do Aero põem o computador mais lento?
Consomem requisitos de sistema, claro. Mas se estiver a trabalhar numa máquina que cumpra os requisitos da versão que instalou nem vai notar. Por exemplo, estar com o Aero activo num netbook pode dificultar-lhe a vida. Mas em máquinas mais potentes, o resultado é o contrário. A sua produtividade aumenta, porque estes pequenos "truques" do Aero permitem fazer algumas acções de forma mais rápida.

A voar com o Aero
A interface do Windows 7 tem várias novidades que permitem acelerar a utilização do sistema. Aqui ficam as grandes novidades...

Aero Snap: Maximiza-te, já!
Abra uma aplicação qualquer, mas não a maximize. Se arrastar a janela para o topo do Ambiente de Trabalho, esta é maximizada. Se a arrastar para os lados, vai abrir, mas adequando-se a essa orientação. Ou seja, ocupa apenas o lado para onde foi arrastada. Por incrível que pareça, depois de utilizamos o sistema durante algum tempo habituamo-nos a esta funcionalidade que ajuda, principalmente, quem trabalha com muitas janelas abertas em simultâneo. Para além de que deve ter sido feita a pensar, já, nos ecrãs tácteis. É muito mais fácil maximizar uma janela desta forma do que andar a acertar com os dedos no pequeno quadrado da maximização de janela.

Aero Shake: foi um tremor que lhe deu
Nunca foi tão fácil fechar, de uma só vez, todas as janelas do Ambiente de Trabalho e ficar só com a que lhe interessa. Basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre a janela pretendida, manter o botão apertado, e sacudir vigorosamente o rato de um lado para o outro. Instantaneamente, as outras janelas caem, literalmente, para a Barra de Tarefas ficando aberta apenas aquela onde tem o rato. 

AeroPeek: o poder da transparência
Existe um novo botão que mostra o Ambiente de Trabalho automaticamente (está na Área de Notificação ao lado do relógio). Basta passar-lhe o cursor do rato por cima para que todas as janelas fiquem transparentes. Se clicar mesmo no botão, as janelas são minimizadas.

Windows Flip: passar a vista às janelas
Pressionar o conjunto de teclas Alt+tab há muito que permite escolher rapidamente entre uma de várias janelas abertas. Janelas que podem ser de aplicações ou do próprio Windows. Agora, ao pressionar estas teclas pode escolher entre as janelas sendo que, agora, quando está a seleccionar uma janela, esta é pré-visualizada em formato maximizado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.