Velocidade da Internet no mundo

Uma imagem vale mais que mil palavras, e esta mostra a velocidade e preço médio da Internet em vários países.

Velocidade da Internet no mundo
Neste mapa, feito com base nos rankings do ITIF , podemos ver as velocidades e preços médios da Internet em vários países.
Em Portugal, por exemplo, a velocidade média de acesso à Net é de 8 Mbps, com um custo médio de 10,99 dólares por megabit (cerca de 7,4 euros). Já nos EUA, a velocidade média de acesso não passa dos 4,8 Mbps, com um custo de 3,33 dólares por megabit (cerca de 2,2 euros).
O campeão nas velocidades de acesso e no custo é mesmo o Japão, onde a velocidade média de acesso à Internet é de 61 Mbps, com um custo de 27 cêntimos de dólar por megabit (cerca de 15 cêntimos).
Apesar de os valores serem de 2007, não deixa de ser uma forma interessante de observar as velocidades e preços por todo o mundo. Para ver o mapa no tamanho completo, clique aqui .

A Terapia da Fala e a Internet… Mantenha o seu PC fresco – Parte II  Review: Router Wi-Fi D100 (3G)

Lembro-me que uma das metas do antigamente era, uma televisão por lar… mais tarde Bill Gates moderniza o slogan e dispara com “um computador por lar“, hoje nenhum desses sonhos de outrora fazem sentido.
Um computador por quarto, um na cozinha e outro na sala de estar, já se aproxima da realidade. E Internet? Internet há em todo o lado, agora até os serviços mobile disponibilizam sinal comunitário. Nada mais simples, um router, uma pen com net mobile e lá em casa temos net sem necessidade de mais operadores.



A Optimus enviou-nos um Router Wi-Fi D100 (3G) para testarmos as capacidades deste equipamento sob o ponto de vista do fornecimento continuo de internet via HSPA+. Este equipamento espantou-me devido ao seu tamanho.

A caixa é composta “apenas” pelo router, transformador, cabo de rede e manual. De salientar que o manual vem apenas em português e é muito explicito.
Do equipamento saliento as suas reduzidas dimensões. Muito reduzidas mesmo.
As interfaces disponíveis são 3. A interface USB de ligação 3G e onde temos de ligar a nossa pen, uma interface ethernet e que podemos ligar a uma rede local e a interface wireless.

É ainda disponibilizadas luzes de informação. Essas luzes são as de power, WLAN, Mode e Sinal.
Área de administração

O acesso ao router para gestão é feito através do acesso a uma página web dentro da vossa rede. Por norma e caso não a alterem ela está no endereço 192.168.1.1.
Aí devem colocar a password que definiram ou a que está configurada por omissão. Recomenda-se e muito que efectuem a alteração dessa palavra chave para não terem dissabores mais tarde.

Uma vez dentro da zona de administração do router a primeira página que vos é disponibilizada é a que vos mostra o estado da vossa ligação, quer 3G quer wireless, tráfego enviado e recebido entre outra informação. Cada uma das ligações (Wan, Wlan e Lan) tem ainda uma opção Avançado onde podemos ter acesso a informação específica de cada interface. Essa info passa por Macaddress ligado, estado do servidor DHCP entre outras.
De salientar no canto superior direito uma barra de informação que vos vai acompanhar sempre na interface de administração.
Esta barra tem seguintes os dados:
  • SIM – Estado do cartão SIM
  • WAN – Estado da ligação à Internet
  • Modo de ligação (GSM ou HSDPA)
  • Sinal da ligação 3G

Não é de todo recomendado que deixem o vosso router com as configurações que são enviadas de fábrica pois correm sérios riscos de segurança. Lembrem-se agora para não terem dissabores mais tarde.
A opção Configuração Rápida dá acesso a um wizard que em menos de 2 minutos vos permite ter o vosso router a funcionar do modo desejado e com níveis de segurança iguais a qualquer outro router wireless. Cuidado com as primeiras informações pedidas que são referentes à ligação 3G e que não devem ser alteradas. Recomenda-se a leitura do manual caso não dominem estes assuntos, aliás, recomenda-se a leitura do manual em qualquer das situações.

Na opção Ligação é dada informação que de alguma forma é redundante. É-vos apresentado o estado da ligação 3G.

Mas é na zona de Definições Avançadas que começamos a poder afinar o nosso router para que esteja de acordo com o que pretendemos. É esta a zona para os utilizadores avançados.
As opções aqui disponíveis são:
  • Sistema – é aqui que é efectuada a gestão do “sistema operativo” do router. Desde alterar  a password de acesso à interface de gestão do equipamento até aos famosos upgrades de firmware, passado pelo, por vezes necessário, reset ao equipamento.
  • Definições SIM – esta zona está dedicada à gestão do cartão SIM que acompanha a vossa pen 3G. O pedido de pin e a auto-validação são as opções possíveis.
  • Definições de rede móvel – define-se aqui qual o modo preferido de procura de rede (WCDMA e GSM) e se a procura de rede é automática ou manual.
  • Definições de marcação – esta opção contempla as definições do perfil de ligação a usar.
  • Definições de DHCP – este é auto-explicativo. Definições da atribuição dinâmica de endereços ip’s aos utilizadores da rede wireless e cabelada.
  • Definições de WLAN – Este é de longe a opção mais importante no que diz respeito ao Wireless. Aqui podemos ligar/desligar a interface wireless, definir qual e se está ou não visível o SSID, cifra a usar (WPA2, WPA ou WEP – sem uma delas para terem um mínimo de segurança!), filtro de macaddress e definição de bridges wireless.

A última opção do menu é a que nos permite gerir as definições relacionadas com a segurança.
As opções possíveis são:
  • Switch Firewall – Todas as opções relativas à firewall do equipamento estão aqui. Definam se pretendem que a firewall esteja activa, se a porta WAN esteja pingável, activem os filtros de IP e Mac.
  • Filtro Mac da LAN – Definam aqui quais os Mac’s que têm (ou não) acesso à Internet.
  • Filtro IP da LAN – Definam aqui quais os IP’s (ou portos desses IP’s) que têm acesso à Internet.
  • Servidor Virtual – Caso pretendam ter um servidor Web ou de jogos é aqui que fazem o reencaminhamento para o IP da vossa rede que aloja esse(s) servidor(es).
  • Definições de DMZ – Criem uma zona desmilitarizada para alojarem equipamento com especificidades particulares.
  • Definições de UPnP – Activem ou desabilitem a ligação UPnP.
  • Gestão Remota – Esta é também ela auto-explicativa. Definam aqui, se pretenderem ter, qual o IP externo (público entenda-se) a que vai ser permitido aceder para realizar a gestão remota. Não é das opções a manter activas por muito tempo. Preferencialmente activa-se pontualmente.

Este equipamento pode ser um grande trunfo para muitos lares, foi um excelente passo dado pela Óptimus. O preço… bom o preço é sempre discutível, mas parece-nos que 70 euros é muito puxado.

Google cria serviço de GPS gratuito para smartphones

O Google está a desenvolver uma aplicação de GPS para smartphones baseados na mais recente versão da plataforma Android. Este é o mais recente investim
ento do motor de busca num mercado que não é o seu

Domínios da Net à beira da revolução

Se o plano do ICANN for aprovado na primeira ronda, vai ser possível registar endereços e domínios na Internet em arábico, cirílico ou outros alfabetos a partir de 16 de Novembro.

A Net vai mudar, promete Beckstrom
A Net vai mudar, promete Beckstrom
No dia 30 de Outubro, a equipa que lidera o ICANN vai decidir se arranca aquela que já é considerada a maior transformação da Internet nos 40 anos que já leva de história.
Desde a aprovação de uma primeira proposta apresentada em 2008, que a introdução de novos domínios e o alargamento a outros alfabetos têm vindo a ser testados. Actualmente, a equipa que dirige o ICANN (de Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) está reunida em Seul, Coreia do Sul, para analisar a introdução de novas regras nos domínios de topo da Internet.
Se forem aprovadas nesta primeira conferência, as novas regras vão permitir "reservar", a partir de 16 de Novembro, endereços em vários alfabetos que não apenas o romano hoje usado na Net.
Ainda assim, apenas a meados de 2010, os endereços reservados nesta primeira vaga deverão ficar activos, informa a BBC.
Na abertura da Conferência do ICANN, Rod Beckstrom, presidente da entidade que gere os domínios de topo da Web, lembrou que "dos actuais 1,6 mil milhões de utilizadores da Internet, mais de metade usa idiomas que têm formas de escrita que não baseadas no Latim".
Beckstrom acrescentou ainda que a mudança é necessária, uma vez que, no futuro, a percentagem de utilizadores que escreve noutros alfabetos que não o Latim deverá aumentar.
A solução técnica testada nos últimos dois anos prevê a tradução dos caracteres de vários alfabetos em linguagem numérica que é interpretada pelos computadores.

Nintendo prepara nova DSi no Japão

Tudo indica que a Nintendo está a preparar uma nova DSi para lançar no Japão, no início de 2010.

Nintendo prepara nova DSi no Japão

De acordo com o Nikkei business, a Nintendo quer lançar uma nova DSi, com um ecrã de 4 polegadas, já no início do próximo ano. O lançamento será uma manobra para contrariar a queda na procura da consola portátil.
O tamanho do ecrã será a maior vantagem concorrencial face a outros dispositivos, como a PSP Go.
Os mercados chinês e norte-coreano deverão também receber consolas DSi com ferramentas anti-pirataria reforçadas em Março de 2010.
A Nintendo ainda recusou comentar qualquer um destes lançamentos.

História da Internet: Factos curiosos (Vídeo)

40 anos se passaram desde o nascimento de uma tecnologia verdadeiramente inovadora. A Internet sopra 40 velas, hoje.


 

- Sabia que quando a Internet surgiu em Portugal, era recarregável através do Multibanco?
- Apesar do Facebook, o Hi5 mantém-se como rede social mais utilizada, com mais de três milhões de contas registadas.
- A primeira mensagem de spam surgiu em 1978 e é, por definição, uma mensagem de correio electrónico enviada para múltiplos destinatários, sem o consentimento destes.
- O Gmail foi inovador quando chegou e ofereceu 1 GB de armazenamento aos utilizadores, 250 vezes mais do que os concorrentes.
- Os pais, na altura em que a Net surgiu, reclamavam bastante quando os filhos estavam online.  Porquê? O telefone de casa ficava sempre impedido.

Recoste-se e veja o vídeo sobre a evolução da Internet, desde a década de 1950 até aos dias de hoje. Em inglês e sem legendas.

EI TV 13 (primeira série) - Kasa do Futuro

Neste programa, um especial sobre a Kasa do Futuro. Retomamos o ritmo de programas, que interrompemos para o especial sobre o Windows.


 

PES 2010 já está à venda


O jogo Pro Evolution Soccer 2010 chegou oficialmente a Portugal. Depois de ter sido apresentado oficialmente ontem, está já está à venda desde a meia-noite de hoje. Distribuído em Portugal pela Ecofilmes, o título da Konami apresenta algumas novidades face às edições anteriores, novidades essas que tiveram em conta as opiniões dos consumidores, e que permitiu melhorar ainda mais a jogabilidade.

Para tornar a simulação cada vez maior próxima da realidade, os movimentos dos jogadores foram retocados em aspectos como as viragens do corpo, os passes ou o toque de bola. Os gráficos estão bastante mais vivos e a caracterização dos jogadores está melhor do que nunca.

Apesar de a versão 2010 de PES contar com muitas ligas europeias, clubes e jogadores licenciados, as equipas portuguesas estão apenas representadas através do S.L. Benfica, F.C. Porto e Sporting C.P. e S.C. Braga. No entanto, e pela primeira vez, PES 2010 surge numa versão totalmente portuguesa, sendo a narração feita pelo jornalista Pedro Sousa e os comentários a cargo do antigo internacional português João Vieira Pinto

GMAIL para meninas, HOTMAIL para homens!

A Rapleaf, empresa dedicada ao estudo dos utilizadores de redes sociais, publicou um relatório em que analisa a idade e sexo dos utilizadores de correio electrónico, informa o site de notícias portaltic.




Segundo o estudo, as mulheres preferem usar o Gmail: 53% da mulheres entrevistadas utilizam mais o mail do Google. Já os homens preferem o Hotmail: 57% dos entrevistados opta por este serviço de email.
Em relação à idade dos utilizadores, o estudo indica que o Gmail é o serviço que tem um público mais jovem em comparação com os outros. Facto considerado não concludente pela Rapleaf, já que o Gmail existe há muito menos tempo que o Hotmail, cujos utilizadores envelheceram.
Para a realização do estudo, foram entrevistadas 120 mil pessoas. i

Cross loop

Cada vez mais precisamos de partilhar e de simplificar as estruturas informáticas. Por vezes somos solicitados a prestar assistência técnica a um amigo, cliente ou conhecido, nem sempre são problemas que justifique a nossa deslocação a casa ou ao local onde está a máquina, uma assistência remota resolve o problema em grande parte dos casos.



Existem várias aplicações para esse efeito, hoje falo-vos do CrossLoop.


Esta pequena e singela ferramenta permite ligar duas máquinas, onde o utilizador recebe uma chave que transmite a quem vai ligar remotamente à sua máquina. Um é o “Prestador” e o outro o “Receptor”.


Pode enviar também os dados por mail, onde apenas o seu contacto receberá e terá acesso ao seu pedido.

Temos falado e apoiado outras ferramentas do género, esta segue uma linha de trabalho dentro da mesma filosofia.
Software alternativo:
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 9x/2k/XP/Vista/Win7
Download: CrossLoop 2.60 [2.45MB]
Homepage: CrossLoop

Super Mario Bros.Wii – Recriação de um clássico

Todos conhecem o Mario e todos gostam dele. Afinal, quem não gosta de fazer o papel de canalizador aventureiro a viajar pelo reino dos cogumelos? Todos gostam e foram os miúdos e graúdos, que fizeram com que este jogo se tornasse uma lenda dos jogos de vídeo… ainda hoje é o meu jogo favorito!
SuperMarioBrosWii
Mesmo depois das várias tentativas da Nintendo em tornar este jogo 3D: primeiro com o Super Mario 64 e mais recentemente com o Super Mario Galaxy, a marca nipónica volta a atacar, desta vez na Wii com um Super Mario de cara lavada, com muitas novidades e que promete dar que falar.

Para começar, este jogo não é nem a duas nem a três dimensões visto ter os cenários em 2D e os modelos do jogo em 3D, ou seja, é um jogo a duas dimensões e meio (2,5D).
O que acontece com este jogo está a acontecer também com o Sonic. Existe uma versão 3D do clássico (um fracasso tal como a versão 3D do Worms), mas como numa equipa que ganha não se  mexe, sai agora uma versão do clássico totalmente de cara lavada. Pois nós, jogadores, apesar de não querermos mais do mesmo, gostamos de inovação dentro dos moldes a que já nos habituamos.
O que interessa é que a Nintendo sabe o que faz e este novo Super Mario para a Wii está qualquer coisa de espectacular como podemos comprovar no trailler.




Se gostam do Super Mario como eu, então de certeza que ficaram de queixo caído, com muita vontade e ansiedade para recordar velhos tempos mas em moldes modernos.
Podemos ver neste vídeo várias novidades, entre as quais:
  • Possibilidade de 4 jogadores em simultâneo (Mario, Luigi,  Toad Azul e  Toad Amarelo;
  • Capacete que permite ao jogador voar;
  • Super fato de Pinguim que desliza no gelo;
  • Bolas gelo (igual às de fogo, mas que permitem congelar inimigos);
  • Um bloco destruidor;
  • Yoshis que flutuam e engolem inimigos;
Temos inovação e mais do mesmo, pois a história vai ser praticamente a mesma: Princesa raptada pelo Bowser.
Quanto a controlos, o jogo vai ser jogado na forma tradicionar no comando da Wii, com as setas e os botões, se bem que algumas operações no jogo como voar só são possíveis a agitar o comando.
Para já é tudo, este jogo deve estar disponível dia 20 de Novembro, por isso não desesperem.

 Nokia pode “sugar” até mil milhões de dólares da Apple

A Nokia lançou  uma acção judicial contra a Apple por esta ter infringido patentes da empresa finlandesa e pode agora vir a receber entre 200 a 1000 milhões de dólares.



Segundo os analistas, era quase inevitável isto acontecer, visto que é quase impossível fazer um Smartphone sem recorrer a patentes da Nokia e a Apple, sendo recém chegava a este campo, está em maus lençóis. Como a Norte Americana chegou tarde a este mercado, todas as tecnologias mais importantes já estão patenteadas e só podem ser utilizadas através de acordos, que a Apple até fez, com a Ericsson por exemplo, mas não com a Nokia.
Alguns dizem que esta é uma manobra da fabricante Finlandesa para retardar o efeito de um processo da Apple contra a eles, semelhante, pois é claro que a Nokia pretende lançar produtos semelhantes ao Iphone; outros dizem que é só o dinheiro que os motiva. O  fundamental desta acção é que se a Nokia sair vencedora neste processo, a Apple perde muito dinheiro para a sua concorrente e vai macular uma gadget que tem sido sua bandeira nos últimos dois anos.
A Nokia tentou comunicar com a Apple para resolver o assunto sem ter de recorrer aos tribunais, mas sem sucesso. Este vai ser mais um caso interessante de observar e que vai durar muito tempo, como já estamos habituados.

Utilização do Windows 7 e interface Aero

Dois dias depois do lançamento do Windows 7, saiba um pouco mais sobre a utilização do sistema operativo e sobre a nova interface Aero.

Utilização do Windows 7 e interface Aero
É mais fácil utilizar o Windows 7 do que o Vista?
Mais fácil e mais apelativo visualmente. A interface Aero tem novas funcionalidades que ajudam bastante no trabalho do dia-a-dia. São pequenos "truques" que ajudam em muito a tornar o trabalho mais fluído.
Outro exemplo, criar uma nova pasta no Windows implica fazer dois cliques. No 7, existe um botão de Nova pasta directamente na janela do Explorador do Windows.
E mais um, de dezenas de outros exemplos que poderíamos dar: pode mudar a resolução do ecrã com apenas dois cliques no rato. Tente fazer isso no Vista.
A relação com o hardware também está muito melhor. O menu Dispositivos e Impressoras, por exemplo, permite aceder a uma lista de todo os periféricos ligados ao computador. O menu está muito bem desenhado, com ícones apelativos, e com um simples clique de botão podemos interagir com determinado equipamento. Esta lógica de apresentar menus redesenhados e conseguir fazer com um clique, aquilo que no Vista tinha de ser fazer em dois ou três, é a prova do esforço que a Microsoft fez para facilitar a vida aos utilizadores do Windows 7.

As novas funcionalidades do Aero põem o computador mais lento?
Consomem requisitos de sistema, claro. Mas se estiver a trabalhar numa máquina que cumpra os requisitos da versão que instalou nem vai notar. Por exemplo, estar com o Aero activo num netbook pode dificultar-lhe a vida. Mas em máquinas mais potentes, o resultado é o contrário. A sua produtividade aumenta, porque estes pequenos "truques" do Aero permitem fazer algumas acções de forma mais rápida.

A voar com o Aero
A interface do Windows 7 tem várias novidades que permitem acelerar a utilização do sistema. Aqui ficam as grandes novidades...

Aero Snap: Maximiza-te, já!
Abra uma aplicação qualquer, mas não a maximize. Se arrastar a janela para o topo do Ambiente de Trabalho, esta é maximizada. Se a arrastar para os lados, vai abrir, mas adequando-se a essa orientação. Ou seja, ocupa apenas o lado para onde foi arrastada. Por incrível que pareça, depois de utilizamos o sistema durante algum tempo habituamo-nos a esta funcionalidade que ajuda, principalmente, quem trabalha com muitas janelas abertas em simultâneo. Para além de que deve ter sido feita a pensar, já, nos ecrãs tácteis. É muito mais fácil maximizar uma janela desta forma do que andar a acertar com os dedos no pequeno quadrado da maximização de janela.

Aero Shake: foi um tremor que lhe deu
Nunca foi tão fácil fechar, de uma só vez, todas as janelas do Ambiente de Trabalho e ficar só com a que lhe interessa. Basta clicar com o botão esquerdo do rato sobre a janela pretendida, manter o botão apertado, e sacudir vigorosamente o rato de um lado para o outro. Instantaneamente, as outras janelas caem, literalmente, para a Barra de Tarefas ficando aberta apenas aquela onde tem o rato. 

AeroPeek: o poder da transparência
Existe um novo botão que mostra o Ambiente de Trabalho automaticamente (está na Área de Notificação ao lado do relógio). Basta passar-lhe o cursor do rato por cima para que todas as janelas fiquem transparentes. Se clicar mesmo no botão, as janelas são minimizadas.

Windows Flip: passar a vista às janelas
Pressionar o conjunto de teclas Alt+tab há muito que permite escolher rapidamente entre uma de várias janelas abertas. Janelas que podem ser de aplicações ou do próprio Windows. Agora, ao pressionar estas teclas pode escolher entre as janelas sendo que, agora, quando está a seleccionar uma janela, esta é pré-visualizada em formato maximizado.

Pro Evolution Soccer 2010 - Barcelona x Liverpool

O grande momento esperado o novo Pes 2010 esta altamente










 

IPv6 – a tua tartaruga dança?

Dando continuidade ao artigo de quarta-feira sobre IPv6 , pretende-se com este artigo dar a conhecer formas de testar se já possuem conectividade em IPv6, através de alguns serviços Online, falar sobre processo de compressão de zeros num endereço IPv6 e ainda referir os mecanismos de transição.

23-10-2009 14-17-31

Aproveito para tirar a seguinte duvida. Já fui questionado várias vezes sobre o seguinte: “Então se o meu endereço IPv4 é o 192.168.0.1, qual é o correspondente em IPv6?”
Bem, relativamente à resposta é simples, um endereço IPv4 é um endereço IPv4 e um endereço IPv6 é endereço IPv6, não há conversões.

Já tenho IPv6 instalado?

Por omissão, o protocolo IPv6 já vem instalado no Windows Vista/Windows 7 e Linux.
Para testarem podem fazer um ping para ::1 (endereço localhost IPv6)
ping ::1

Já tenho conectividade em IPv6?

Alguns ISP’s já fornecem conectividade para o exterior. Para testarem a vossa ligação podem por exemplo aceder ao site do Kame e verificar se a vossa tartaruga dança:
tartaruga
Podem também verificar através do site ipv6.org. Ou ver uma lista de sites IPv6 compatible aqui
No caso de não possuírem conectividade IPv6 pode registar-se no seguinte serviço: http://tunnelbroker.net/ e assim podem testar IPv6.

Endereçamento IPv6

Como já referimos, a maior vantagem apresentada pelo IPv6 em relação ao seu antecessor IPv4, é o facto do endereçamento ser feito por meio de 128 bits, em oposição aos 32 bits oferecidos pelo IPv4. Isto resolve o grande problema de falta de endereços disponíveis pois, com 128 bits é possível endereçar um total de :
2^128 = 340,282,366,920,938,463,374,607,431,768,211,456 hosts. Isto significa que podemos não nos procurar com a questão de falta de endereços nos próximos (muitos) anos.
Esta grande quantidade de endereços facilita as propriedades de auto configuração oferecida pelo IPv6.
Outra modificação deste protocolo é a possibilidade de atribuição de vários endereços a uma interface, permitindo receber numa única interface informações destinadas a vários endereços.
A notação aconselhada é a representação hexadecimal de blocos de 16 bits, separados por dois pontos, por exemplo:
x:x:x:x:x:x:x:x onde os “x” são números hexadecimais
FEDC:BA98:7654:3210:FEDC:BA98:7654:3210

Compressão de Zeros

Alguns tipos de endereços contêm longas sequências de zeros. Para simplificar  a representação dos endereços IPv6, uma sequência contínua de blocos de 16 bits definida para 0 no formato hexadecimal com dois-pontos pode ser comprimida para :: (conhecido como dois-pontos duplos).
FEDC:0:0:0:FEDC:0:0:3210 = FEDC::::FEDC:::32100 FEDC:0:0:0:0:0:FEDC:3210 = FEDC::FEDC:3210 0:0:0:0:0:0:0:FEDC = ::FEDC 0:0:0:0:0:0:0:0 = ::
Nota: Para determinar o número de zeros que estão representados em “:”, conta-se o número de blocos no endereço comprimido e subtrai-se este número 8.Multiplica-se então o resultado por 16. Exemplo no endereço FF02::2 existem dois blocos (são eles “FF02″ e “2″. O número de zeros é representados por “:” é de 96 (já que (8*2)*16=96)).
Como os 32 bits menos significativos são em certas condições usados para transportar endereços IPv4 sugere-se também a possibilidade de representar esses bits na forma IPv4, exemplos:
0:0:0:0:0:0:193.136.68.3 0:0:0:0:0:FFFF:192.144.52.38

Mecanismos de Transição

O IPv6 está a ser implementado gradualmente, de modo que as duas versões do IP, estão neste momento a coexistir, até que  todos os hosts do mundo funcionem de raiz com o IPv6. Esse período prevê-se longo e demorado, por isso foi criado o SIT ( Simple Internet Transition Mechanisms ), que é um conjunto de mecanismos criados para permitir a transição IPv4 para IPv6. Os mecanismos introduzidos pelo SIT asseguram que hosts IPv6 possam operar conjuntamente com hosts IPv4. Com a utilização do SIT há a garantia de que a nova versão do protocolo IP não vai tornar obsoleta a versão actual, protegendo assim o enorme investimento já realizado no IPv4. Os hosts que necessitem apenas de uma ligação limitada, como por exemplo uma impressora, não precisarão de uma actualização para IPv6.
As técnicas introduzidas pelo SIT são:
  • endereços IPv6 compatíveis com IPv4 : o endereço IPv4 vai ser incluído no endereço IPv6, com a notação ::ddd.ddd.ddd.ddd, que é utilizado na configuração de túneis IPv6 em IPv4;
  • túneis IPv6 em IPv4 : para o transporte de pacotes IPv6 através de topologia IPv4, criar túneis para o efeito;
  • encapsulamento de cabeçalhos IPv6 em IPv4: juntar ao datagrama IPv6 cabeçalhos IPv4, para a transmissão de pacotes IPv6 através da topologia IPv4;
  • camada IP dupla: implementação que suporte ambas as versões do protocolo IP, para hosts e routers .

Carregador universal para telemóveis está a chegar

O International Telecommunication Union (ITU) aprovou ontem a solução de criar um carregador universal para telemóveis.

Carregador universal para telemóveis está a chegar

A ideia é acabar com as dezenas de diferentes carregadores para as diversas marcas e modelos e, deste modo, reduzir o impacto ambiental que a produção destes periféricos acarreta.
"Qualquer utilizador de telemóvel beneficia com a introdução da Solução Universal de Carregamento (de Universal Charging Solution)", dizem os responsáveis pelo ITU. Já em Junho passado, a Nokia, Sony Ericsson e alguns outros fabricantes tinham concordado em começar a disponibilizar modelos com estes carregadores.
O ITU, que é considerado as Nações Unidas das telecomunicações, engloba governos, operadores e fabricantes de telemóve

Saiba como ver os U2 no Domingo

O concerto de Bono e companhia vai ser transmitido em directo no próximo Domingo, no YouTube. No entanto, só 16 países serão "bafejados" com esta sorte. A Exame Informática explica como pode ver, a partir de sua casa, os U2.

Saiba como ver os U2 no Domingo

Atenção: O que este programa que vamos apresentar faz é ligar o seu computador à gateway da AnchorFree. Na prática está a abrir uma porta de entrada na sua máquina que vai deixar de controlar. Se utilizar esta aplicação, certifique-se que tem um programa de segurança actualizado e a firewall activada. A Exame Informática não pode ser responsabilizada por eventuais danos causados com este procedimento.
O programa precisa de 14 MB de disco, no mínimo, para funcionar. Esta ferramenta é compatível com Windows 2000, XP, Vista ou Mac OS X (10.4 ou 10.5).
Siga agora alguns passos para a instalação:
1 - Vá à secção de Downloads do nosso site e descarregue o ficheiro do Hotspot Shield. Em alternativa, pode ir à página oficial do Hotspot Shield e clique em Download. O ficheiro executável HSS-1.31-install-anchorfree-76-conduit.exe é guardado no seu computador. Clique e instale.
2 - Escolha o idioma da instalação e escolha se quer instalar também a Barra de Ferramentas do Hotspot Shield e algumas definições sobre se quer que a página do programa seja homepage.
3 - Aparece-nos uma janela a perguntar se queremos mudar o nosso motor de busca predefinido. Escolha se quer trocar de motor de busca e clique em OK.
4 - No Tabuleiro de sistema (barra do relógio) do Windows, temos o ícone do Hotspot Shield. Este usa um código de cores semelhante a um semáforo. Se estiver a verde é porque a "protecção" está verde, ou seja, estamos a pesquisar através da ligação ao AnchorFree. A amarelo, significa que a ligação está a ser efectuada. A vermelho, quer dizer que está desligado.
Se quiser voltar a ligar, basta clicar no ícone e escolher Connect/ON.
Este processo permite navegar de uma forma oculta e protegida, no caso dos acessos públicos ou privados, com ou sem fios. É criada uma ligação e atribuído um novo endereço de IP.

Para desinstalar, vá ao Painel de Controlo > Adicionar /Remover Programas > Seleccione o Hotspot Shield > Adicionar/Remover Programa

Fonte :U2 no domingo


Intel pode atrasar USB 3.0

Parece que o USB 3.0 irá chegar já em 2010. Alguns rumores apontam para a possibilidade de a Intel lançar chipsets compatíveis com a nova norma apenas em 2011.

Intel pode atrasar USB 3.0
Ainda não passam de rumores não confirmados, mas o Eee Times cita uma fonte anónima que explica que a Intel decidiu adiar para 2011 o lançamento de chipsets de média gama compatíveis com USB 3.0. As máquinas de topo deverão receber esta compatibilidade em 2010.
A ser verdade, esta decisão não deixa de causar estranheza, até pela grande promoção que foi feita ao novo padrão de comunicações durante o Intel Developers Forum (IDF).
O USB 3.0 vai permitir melhorar substancialmente as velocidades de transmissão e recepção de dados, para valores teóricos na ordem dos 600 MB/s

PES 2010 já está à venda





O jogo Pro Evolution Soccer 2010 chegou oficialmente a Portugal. Depois de ter sido apresentado oficialmente ontem, está já está à venda desde a meia-noite de hoje. Distribuído em Portugal pela Ecofilmes, o título da Konami apresenta algumas novidades face às edições anteriores, novidades essas que tiveram em conta as opiniões dos consumidores, e que permitiu melhorar ainda mais a jogabilidade.

Para tornar a simulação cada vez maior próxima da realidade, os movimentos dos jogadores foram retocados em aspectos como as viragens do corpo, os passes ou o toque de bola. Os gráficos estão bastante mais vivos e a caracterização dos jogadores está melhor do que nunca.

Apesar de a versão 2010 de PES contar com muitas ligas europeias, clubes e jogadores licenciados, as equipas portuguesas estão apenas representadas através do S.L. Benfica, F.C. Porto e Sporting C.P. e S.C. Braga. No entanto, e pela primeira vez, PES 2010 surge numa versão totalmente portuguesa, sendo a narração feita pelo jornalista Pedro Sousa e os comentários a cargo do antigo internacional português João Vieira Pinto.

Modern Warfare 2 PC sem servidores dedicados

A Infinity Ward parece ter descartado por completo o uso de servidores dedicados para os jogos online de Call of Duty: Modern Warfare 2, em vez disso, a companhia vai empregar o seu próprio serviço de matchmaking, ou seja, a criação e a gestão das partidas online de forma automática.
mw2_logo

Segundo Robert Bowling da Infinity Ward, o novo serviço vai-se chamar IWNet e faz parte dos planos do estúdio de desenvolvimento para fazer com que o jogo seja igual em todas as plataformas a que se destina.
“Construímos este sistema, para permitir o matchmaking também aos utilizadores do PC, tal como acontece nas consolas através do Xbox Live e PlayStation Network, embora no PC isto nunca tenha acontecido antes, pelo que tivemos de ser nós a criá-lo.” Este sistema permite que o jogo procure automáticamente outros jogadores com um nível de habilidade e experiência semelhante para que as partidas sejam mais renhidas.
mw2_pic1
Como tal este sistema segundo assinalou Bowling “centra-se completamente no IWNet e não tem servidores dedicados, ou listas de servidores.” A outra opção de jogo será a “criação de partidas privadas como nas outras plataformas” onde as opções podem ser personalizadas, activar ou desactivar elementos jogáveis, escolher regras concretas para o jogo, e convidar outros jogadores para a partida.
Na versão PC o limite de utilizadores será maior do que nas consolas, embora não se tenham dados detalhes concretos. Para além disso, vão ser utilizadas ferramentas como a VAC e as tecnologias Steam para detectar jogadores batoteiros.
Após estas declarações não tardou muito até surgirem opiniões contrárias dos fãs que querem que a Infinity Ward volte ao sistema tradicional de servidores dedicados.


Fonte:eurogamer

Recupere os seus dados apagados

Quando um ficheiro é apagado de um cartão de memória, de uma pen, do seu disco rígido (esvaziando a Reciclagem ou com o SHIFT+DELETE)…este não é apagado realmente, apenas “marcado” como se fosse um espaço livre, ou seja, caso nenhum ficheiro tenha sido gravado neste “espaço livre” o ficheiro anterior pode ser recuperado.
disco

Existem muitas aplicações que fazem (ou tentam fazer) essa função! Hoje daremos especial destaque às gratuitas com uma lista de vários softwares criados para o efeito.
Mas antes deixo-vos com algumas dicas:
-> Caso tenha eliminado acidentalmente um ficheiro e o queira recuperar evite a todo custo guardar mais ficheiros no dispositivo (cartão de memória, disco rígido…), pois a probabilidade de estes serem gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar é grande.
-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador e não tenha nenhum software de recuperação instalado, não o instale no mesmo disco (ou partição) onde está o ficheiro a recuperar. Se o fizer os dados de instalação do software serão gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar.
-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador evite utilizá-lo (o computador), pois este pode instalar actualizações, guardar dados de jogos ou aplicações, inclusive guardar dados para o Restauro do Sistema no “espaço vazio” onde se encontra o ficheiro que quer recuperar.
-> Nunca recupere os seus ficheiros para o mesmo dispositivo que está a recuperar, pois assim estará a guardar dados recuperados “por cima” dos que vai recuperar, tornando a sua recuperação quase impossível.
Fim das dicas, passemos à lista de softwares:
EASEUS Deleted File Recovery
Free Undelete
Data Recovery
Mozy Backup
NTFS Undelete
PC-Inspector File Recovery
Recuva File Recovery
Restoration
Caso conheça mais alguma aplicação gratuita deste género que mereça destaque deixe um comentário mencionando-a

Os novos piratas da TV



Existem formas de desbloquear canais codificados. O crime é punível com pena de prisão, mas tal facto não parece assustar quem o pratica

 
 
     
 

São quase nove horas da noite. Em casa, o grupo de amigos junta-se em frente à televisão para ver o Sporting – Twente. Com uma cerveja na mão e esgrimindo prognósticos sobre o resultado, todos se sentam confortavelmente em frente ao televisor LCD de 32 polegadas, que ostenta já o logótipo da SportTV. O cenário é semelhante ao de inúmeras salas de estar espalhadas pelo país, mas há uma diferença: é que o dono da casa não é assinante do canal de desporto, muito embora todos estejam a ver o desafio no televisor.

Nem o Sporting de Portugal ganhou o jogo, nem o operador embolsou o valor de cerca de 24 euros que deveria ter recebido por fornecer o canal especializado. E da mesma forma que o grupo de amigos teve acesso à SportTV, pode ter a qualquer canal codificado, caso pague a quem saiba desbloquear os canais. A simplicidade do sistema é óbvia. A caixa com o cartão é ligada à Internet e o software ocupa-se da busca dos códigos necessários para o desbloqueamento dos canais na maior das redes. O utilizador nada tem que fazer para além de esperar que o sistema faça o seu trabalho, um processo concluído em menos de um segundo (veja a caixa).

A despeito dos esforços dos operadores para criarem sistemas invioláveis, há quem consiga dar a volta à questão e desbloquear cartões de acesso a canais codificados.


Moldura penal prevista na lei
Manuel Lopes Rocha considera que mais cedo ou mais tarde os juízes terão de ser aconselhados em permanência por um perito
A PCGuia falou com Manuel Lopes Rocha, advogado da PLMJ - A. M. Pereira, Sáragga Leal Oliveira Martins, Júdice e Associados, especializado em casos de violação de direitos de autor, que referiu que, em casos deste género «nem há muito por onde “inventar”», uma vez que «são situações claramente previstas na Lei». O advogado esclarece que «há dois bens jurídicos em causa: a integridade e intangibilidade do serviço protegido e os direitos do organismo de radiodifusão sobre as suas emissões», pelo que quem desbloqueia os canais incorre, pelo menos, em dois crimes. A moldura penal em vigor prevê a possibilidade de pena de prisão até três anos e multa de 150 a 250 dias para quem utilizar as emissões sem pagar. O crime de usurpação inerente está previsto e punido no Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos. No que respeita à utilização de dispositivos ilícitos, a pena aplicada pode também envolver prisão, «no caso da alínea a) do nº1, do art.º 104º», ou só coima, nos restantes casos. Manuel Lopes Rocha adverte ainda para o facto de que «a mera detenção de dispositivos ilícitos, mesmo que não seja para fins comerciais, também pode dar lugar à aplicação de uma coima, como se vê na redacção posterior do art.º 104º da Lei das Comunicações Electrónicas (Lei 5/2004, de 10 de Fevereiro, sucessivamente alterada).

Convidado a comentar esta nova abordagem ao desbloqueamento de canais protegidos, o especialista explica que «onde há a lei, a ordem, há a infracção; é uma regra cuja origem se perde na noite dos tempos». Mas vai mais longe. Manuel Lopes Rocha sublinha que «entre nós, sempre se encarou a propriedade intelectual, seja a do autor, seja do inventor, de ânimo muito leve. É típico de uma sociedade atrasada. Mas o discurso dos titulares dos direitos também é pobre.» Para o advogado, tudo se resume a uma questão de princípio. Quem quer ter uma sociedade baseada no conhecimento, «tem de a proteger». A protecção dos direitos de autor em Portugal é débil: «as multinacionais defendem- -se, mas os nossos criadores e inventores, se não forem ajudados pelo Estado e por organizações privadas fortes, não vão lá», conclui.

Protecção legal não chega
De resto, Manuel Lopes Rocha adverte para a necessidade de os operadores de TV se protegerem juridicamente, mas salienta a importância de aperfeiçoar os mecanismos tecnológicos de protecção.

Há casos deste género que chegam às barras do tribunal. Nesse caso, «a nível da norma, há solução». Mas verifica-se ainda a necessidade de especialização dos tribunais. «É uma estupidez pedir tudo aos juízes. Como pode um juiz saber de tudo, numa sociedade tecnologicamente sofisticada?», questiona Manuel Lopes Rocha. A solução passa por especializar e «encarar a criação de tribunais mistos, mais tarde ou mais cedo, nos quais o juiz tenha um perito, junto a si, em permanência. Se assim não for, esperam-nos anos muito funestos». Em jeito de conclusão, o advogado deixa no ar uma questão: «Como vai ser quando explodir o cibercrime nos tribunais?». É que, segundo o entrevistado, já faltou mais... Contactada pela PCGuia, a Zon não quis comentar este assunto, mas referiu, a título estratégico, que «a empresa está empenhada em preservar constantemente a qualidade dos seus serviços e tem tomado medidas para que os seus sistemas sejam cada vez mais invioláveis». A fonte da operadora nacional garantiu que a companhia «está atenta a todas as tentativas de violação dos seus serviços» e «manifesta disponibilidade em colaborar com as entidades reguladoras nesta área sempre que necessário». A PCGuia pediu ainda esclarecimentos à Meo, mas também esta empresa se mostrou renitente em abordar esta temática.


AO DETALHE
Vamos chamar-lhe “Miguel” (nome fictício). Tem formação na área de tecnologias de informação e dedica-se, nos tempos livres, a desenvolver sistemas de desbloqueamento de canais protegidos por código. Vende por cerca de 300 euros por cada sistema e cobra uma anuidade variável.

Miguel refere que «existem vários sistemas que utilizam o acesso à Net, mas os mais vulgares são os que recorrem a sharing normal e ao net card». No primeiro, existe a emulação de um cartão que recebe os pedidos e os reencaminha para o servidor de chaves. E é necessário comprar um receptor que comunica com o servidor através de uma porta de rede normal. O net card «é um cartão que pode ser utilizado com um receptor já existente» (cobra 100 euros por seis meses de utilização). Neste caso, ele próprio está ligado à Internet, «sendo por isso mais vantajoso para quem não pretende comprar o receptor». O nosso entrevistado refere que o sharing é o sistema mais vulgar, uma vez que «a informação de como “crackar” não é "universal" e quem a tem prefere rentabilizá-la, criando redes de utilização pirata que lhe conferem uma maior segurança, retorno e controlo». Seja qual for o sistema, o modo de funcionamento é semelhante: o pedido é feito e pelo software ao servidor que está a controlar as chaves e estas são facultadas em tempo real. Depois de instalado o sistema, o desbloqueamento do canal codificado «demora cerca de um segundo», sublinha.

Questionado sobre as suas motivações, Miguel explica que o retorno de cerca de 100 euros anuais por cliente é a principal vantagem. O jovem afirma saber que o que faz é ilegal, mas não vê imoralidade no processo. Em declarações à PCGuia, esclarece que «os operadores sentam-se na sua cadeira de arrogância e pensam que por serem grandes empresas conseguem combater a pirataria». Miguel sublinha que, «muitas vezes, é esta arrogância que motiva os piratas a tentar quebrar a segurança dos sistemas».

Os seus conhecimentos na área já lhe valeram contactos junto a operadores, nomeadamente no sentido de aproveitar o seu know-how para criar um sistema de protecção com mais garantias, mas Miguel explica que «em determinados aspectos os operadores parecem preferir que haja alguma pirataria», já que «há muita gente que, caso não tivesse os canais codificados "livres", não pagaria a assinatura e não seria cliente».

Google planeia entrada no mercado da música digital

O gigante da informática está a preparar um serviço de música online, que poderá ser lançado já na próxima semana.
A confirmação é dada pela revista de informática Wired e pelo site Techcrunch, não se conhecendo, até agora, muito mais sobre o futuro serviço que será lançado dia 28 de Outubro.
A empresa já oferece um serviço de procura de músicas na China desde 2008 mas a nova página poderá não ser semelhante.
Na "versão" chinesa, recorde-se, é possível procurar canções e fazer o seu download de forma gratuita, o que dificilmente acontecerá na Europa e EUA. O novo serviço a ser lançado pela Google apenas deverá conter uma pesquisa pormenorizada de música, com a função de streaming (possibilidade de ouvir online sem descarregar), oferecendo a opção de compra por parte do utilizador. Este produto será integrado no sistema de procura já existente no website da empresa.
A Google tem passado as últimas semanas a assegurar acordos com diversas empresas discográficas que fornecerão o conteúdo musical da mais recente aposta da Google, que se poderá chamar "OneBox", "Google Audio" ou "Google Music".
Foi confirmado hoje, quarta-feira, que a empresa já estabeleceu parcerias com os websites LaLa e iLike (comprada recentemente pelo Myspace).

Google e Bing vão incluir tweets

Os responsáveis da Microsoft, da Google e do Twitter chegaram a um acordo: os resultados de pesquisas nos motores de busca vão passar a incluir tweets.

Google e Bing vão incluir tweets

O Bing vai ter uma caixa dedicada ao Twitter, onde apresenta os mais recentes tweets sobre o termo a pesquisar e "estende" os endereços URL para que o utilizador saiba sempre para onde está a ser encaminhado antes de clicar.
O acordo da Google foi anunciado algumas horas depois da Microsoft, através de um post no blogue oficial, noticia a BBC. Os responsáveis do Google acreditam que apresentar estes resultados em tempo real vai contribuir para uma melhor experiência do utilizador.
Os tweets devem começar a ser apresentados no Bing e no Google durante as próximas semanas.

Toshiba lança carregador a metanol

No Japão já vai ser possível comprar uma célula de combustível a metanol para alimentar dispositivos móveis.

Com este aparelho é possível "atestar" os dispositivos móveis com entrada de 5 volts
Com este aparelho é possível "atestar" os dispositivos móveis com entrada de 5 volts
Protótipos há muitos, mas Toshiba Dynario é o primeiro produto comercial alimentado a metanol. Chega ao mercado japonês já no próximo dia 29 de Outubro, onde pode ser comparado por 29800 ienes (cerca de 220 euros).
O Dynario, cuja produção inicial está limitada a três mil unidades, pesa cerca de 280 gramas (sem combustível), mede 150x21x74,5 mm e tem uma saída de 5 volts e 400 mA. Ou seja, trata-se de um alimentador concebido para dispositivos compactos, como telemóveis ou leitores de MP3, que normalmente podem ser carregados por USB.
As recargas são vendidas em conjuntos de cinco unidades (3150 ienes, cerca de 23 euros), cada uma delas com 50 ml de metanol. Como o "tanque" do Dynario tem capacidade para 14 ml, cada garrafa de recarga dá para mais de três cargas do carregador.

Review: Router Wi-Fi D100 (3G)

Lembro-me que uma das metas do antigamente era, uma televisão por lar… mais tarde Bill Gates moderniza o slogan e dispara com “um computador por lar“, hoje nenhum desses sonhos de outrora fazem sentido.
Um computador por quarto, um na cozinha e outro na sala de estar, já se aproxima da realidade. E Internet? Internet há em todo o lado, agora até os serviços mobile disponibilizam sinal comunitário. Nada mais simples, um router, uma pen com net mobile e lá em casa temos net sem necessidade de mais operadores.


A Optimus enviou-nos um Router Wi-Fi D100 (3G) para testarmos as capacidades deste equipamento sob o ponto de vista do fornecimento continuo de internet via HSPA+. Este equipamento espantou-me devido ao seu tamanho.

A caixa é composta “apenas” pelo router, transformador, cabo de rede e manual. De salientar que o manual vem apenas em português e é muito explicito.
Do equipamento saliento as suas reduzidas dimensões. Muito reduzidas mesmo.
As interfaces disponíveis são 3. A interface USB de ligação 3G e onde temos de ligar a nossa pen, uma interface ethernet e que podemos ligar a uma rede local e a interface wireless.

É ainda disponibilizadas luzes de informação. Essas luzes são as de power, WLAN, Mode e Sinal.
Área de administração

O acesso ao router para gestão é feito através do acesso a uma página web dentro da vossa rede. Por norma e caso não a alterem ela está no endereço 192.168.1.1.
Aí devem colocar a password que definiram ou a que está configurada por omissão. Recomenda-se e muito que efectuem a alteração dessa palavra chave para não terem dissabores mais tarde.

Uma vez dentro da zona de administração do router a primeira página que vos é disponibilizada é a que vos mostra o estado da vossa ligação, quer 3G quer wireless, tráfego enviado e recebido entre outra informação. Cada uma das ligações (Wan, Wlan e Lan) tem ainda uma opção Avançado onde podemos ter acesso a informação específica de cada interface. Essa info passa por Macaddress ligado, estado do servidor DHCP entre outras.
De salientar no canto superior direito uma barra de informação que vos vai acompanhar sempre na interface de administração.
Esta barra tem seguintes os dados:
  • SIM – Estado do cartão SIM
  • WAN – Estado da ligação à Internet
  • Modo de ligação (GSM ou HSDPA)
  • Sinal da ligação 3G

Não é de todo recomendado que deixem o vosso router com as configurações que são enviadas de fábrica pois correm sérios riscos de segurança. Lembrem-se agora para não terem dissabores mais tarde.
A opção Configuração Rápida dá acesso a um wizard que em menos de 2 minutos vos permite ter o vosso router a funcionar do modo desejado e com níveis de segurança iguais a qualquer outro router wireless. Cuidado com as primeiras informações pedidas que são referentes à ligação 3G e que não devem ser alteradas. Recomenda-se a leitura do manual caso não dominem estes assuntos, aliás, recomenda-se a leitura do manual em qualquer das situações.

Na opção Ligação é dada informação que de alguma forma é redundante. É-vos apresentado o estado da ligação 3G.

Mas é na zona de Definições Avançadas que começamos a poder afinar o nosso router para que esteja de acordo com o que pretendemos. É esta a zona para os utilizadores avançados.
As opções aqui disponíveis são:
  • Sistema – é aqui que é efectuada a gestão do “sistema operativo” do router. Desde alterar  a password de acesso à interface de gestão do equipamento até aos famosos upgrades de firmware, passado pelo, por vezes necessário, reset ao equipamento.
  • Definições SIM – esta zona está dedicada à gestão do cartão SIM que acompanha a vossa pen 3G. O pedido de pin e a auto-validação são as opções possíveis.
  • Definições de rede móvel – define-se aqui qual o modo preferido de procura de rede (WCDMA e GSM) e se a procura de rede é automática ou manual.
  • Definições de marcação – esta opção contempla as definições do perfil de ligação a usar.
  • Definições de DHCP – este é auto-explicativo. Definições da atribuição dinâmica de endereços ip’s aos utilizadores da rede wireless e cabelada.
  • Definições de WLAN – Este é de longe a opção mais importante no que diz respeito ao Wireless. Aqui podemos ligar/desligar a interface wireless, definir qual e se está ou não visível o SSID, cifra a usar (WPA2, WPA ou WEP – sem uma delas para terem um mínimo de segurança!), filtro de macaddress e definição de bridges wireless.

A última opção do menu é a que nos permite gerir as definições relacionadas com a segurança.
As opções possíveis são:
  • Switch Firewall – Todas as opções relativas à firewall do equipamento estão aqui. Definam se pretendem que a firewall esteja activa, se a porta WAN esteja pingável, activem os filtros de IP e Mac.
  • Filtro Mac da LAN – Definam aqui quais os Mac’s que têm (ou não) acesso à Internet.
  • Filtro IP da LAN – Definam aqui quais os IP’s (ou portos desses IP’s) que têm acesso à Internet.
  • Servidor Virtual – Caso pretendam ter um servidor Web ou de jogos é aqui que fazem o reencaminhamento para o IP da vossa rede que aloja esse(s) servidor(es).
  • Definições de DMZ – Criem uma zona desmilitarizada para alojarem equipamento com especificidades particulares.
  • Definições de UPnP – Activem ou desabilitem a ligação UPnP.
  • Gestão Remota – Esta é também ela auto-explicativa. Definam aqui, se pretenderem ter, qual o IP externo (público entenda-se) a que vai ser permitido aceder para realizar a gestão remota. Não é das opções a manter activas por muito tempo. Preferencialmente activa-se pontualmente.

Este equipamento pode ser um grande trunfo para muitos lares, foi um excelente passo dado pela Óptimus. O preço… bom o preço é sempre discutível, mas parece-nos que 70 euros é muito puxado.