O que é o moodle

O Moodle é um pacote de software para a produção de sítios Web e disciplinas na Internet. É um projecto em desenvolvimento desenhado para dar suporte a uma abordagem social construccionista do ensino.


O Moodle distribui-se livremente porque é um software Open Source (sob os termos da Licença Pública GNU). Basicamente significa que o Moodle tem direitos de autor, mas oferece-lhe algumas liberdades adicionais. Pode modificar, usar e copiar o Moodle, desde que aceite sempre: Facultar o codigo fonte aos outros; não modificar nem eliminar a licença e copyrights originais, e aplicar esta mesma licença a qualquer software derivado do mesmo. Consulte a licença para mais detalhes, e se tiver alguma dúvida contacte o titular dos direitos de autor .

O Moodle pode ser instalado em qualquer computador, desde que tenha PHP e suporte bases de dados SQL (por exemplo, MySQL). Pode trabalhar em Windows e Mac e em muitas variantes do Linux (por exemplo, Red Hat ou Debian GNU). Existem muitos Parceiros Moodle experientes que podem prestar-lhe assistência técnica e até alojar o seu sítio Moodle.

Porquê o Moodle e não outra plataforma? A escolha de qualquer sistema de informação deve levar em conta diversos aspectos, não apenas o custo. Para a solução do Moodle o custo não é nulo, apenas o custo do software e sua manutenção, mas a real vantagem reside no facto do número elevado de utilizadores que o Moodle possui, que aumentam a fiabilidade do sistema de tal forma que mesmo quando ocorre algum problema, normalmente esse problema já foi reportado e corrigido. Um sistema com poucos utilizadores, é natural que a maior parte das funcionalidades não estejam bem testadas, levando a que os utilizadores possam encontrar problemas e percam tempo.

A palavra Moodle teve origem no acrónimo: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, que é informativo especialmente para programadores e investigadores educativos. Em inglês é também um verbo que descreve passar por algo, sem presa, e fazer coisas quando as resolver fazer; uma forma agradável de mexer nas coisas que freequentemente conduz a uma comprensão mais profunda e à criatividade. Como tal aplica-se tanto à maneira em que o Moodle foi desenvolvido, e à maneira em que o estudante ou professor pode abordar a aprendizagem o ensino de uma disciplina na Web. Todo aquele que use o Moodle designa-se por Moodler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.